DEBATE

As políticas que
se avizinham.
Europeias 2019

08 de maio . 16h30m . ISCA – UA

INSCRIÇÕES

Autocarros

Sérgio Aires

BE - Bloco de Esquerda

A sua atividade profissional está intimamente ligada ao combate à pobreza e às desigualdades sociais tendo desenvolvido diversas atividades tais como: concepção e coordenação de vários projectos europeus de dimensão nacional e transnacional, consultor de autarquias para implementação de Observatórios sociais; consultor internacional, com intervenções em Espanha, Itália e Brasil; consultor de várias organizações de Economia Social portuguesas no âmbito da qualificação organizacional, particularmente nas áreas de gestão estratégica, gestão da inovação; gestão de marketing e comunicação, gestão de recursos humanos, gestão de parcerias e trabalho em rede, gestão financeira e angariação de fundos.

Raquel Castro Madureira

CDS - Centro Democrático e Social

No mandato 2013-2017 foi autarca eleita como Vereadora Executiva na Câmara Municipal de Aveiro com os pelouros: Ambiente e Qualidade; Juventude, Seniores e Empreendedorismo e Habitação. Foi representante do município de Aveiro no conselho directivo da associação de municípios do Carvoeiro, na associação Informática da região centro (AIRC), membro comissão restrita da CPCJ, Presidente conselho estratégico da Reserva S. Jacinto e vogal do conselho de administração da ERSUC.

Francisco Guerreiro

PAN - Pessoas - Animais - Natureza

É militante do PAN desde 2012, membro da Comissão Política Nacional desde 2013 e coordenador da Secretaria de Comunicação desde 2014. Atualmente é assessor parlamentar do PAN. Nas Europeias 2014 foi terceiro na lista de candidatura do PAN. No que toca a Eleições Legislativas, é segundo na lista pelo círculo de Lisboa, distrito que elegeu o deputado André Silva. Foi candidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra nas Autárquicas 2014 e à Câmara Municipal de Cascais nas Autárquicas 2017, que obteve 4.56% dos votos e a eleição de duas deputadas municipais.

Alma Rivera

PCP - Partido Comunista Português

Jurista, Candidata da CDU ao Parlamento Europeu.
Membro da Comissão Politica da Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa e do Comité Central do Partido Comunista Português.
Representante da JCP na Assembleia Geral do Conselho Nacional da Juventude e no Conselho Consultivo da Juventude.

João Albuquerque

PS - Partido Socialista

Tem 32 anos, é licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais e mestre em História, Defesa e Relações Internacionais. É presidente da YES, Young European Socialists.

Lídia Pereira

PSD - Partido Social Democrata

É presidente do Youth of the European People's Party (YEPP) desde novembro de 2018. Vice-presidente do Youth of the European People's Party de abril de 2017 a novembro 2018. Directora Relações Internacionais da CPN – JSD, de abril de 2016 a abril de 2018, tendo sido Vice-Diretora Relações Internacionais da CPN – JSD de janeiro de 2015 a abril de 2016. Foi vice-presidente da distrital JSD Coimbra de dezembro 2013 a fevereiro 2015 e membro da JSD concelhia Coimbra de outubro 2011 a novembro 2013.

MODERADOR

Filipe Teles

Pró-Reitor da Universidade de Aveiro

Docente no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, na Universidade de Aveiro. Desempenha, actualmente, a função de Pró-reitor para o desenvolvimento regional e política de cidades. Doutorado em Ciências Políticas e membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, onde tem desenvolvido trabalho de investigação em governação e administração local e regional, reformas territoriais, liderança política e inovação.

É autor e co-autor de vários artigos em revistas académicas de referência. As publicações mais recentes incluem o livro “Local Governance and Inter-municipal Cooperation” (2016: Palgrave, UK) e a co-edição dos volumes “Inter-municipal Cooperation in Europe: Institutions and Governance” e “Sub-Municipal Governance in Europe: Decentralization Beyond the Municipal Tier”,  em 2018, pela mesma editora.

Coordena o Programa Integrado de I&D “CeNTER Redes e Comunidades para a Inovação Territorial” (CENTRO 2020) e o Projeto de IC&DT “DECIDE Governação Territorial Descentralizada” (FCT – POCI). Integra, ainda, as equipas de investigação dos projetos “Unalab: Urban Nature Labs” (Horizon 2020), “Ô: circular, integrated and symbiotic use of water” (H2020), “Qualidade da Governação Local em Portugal” (Fundação Francisco Manuel dos Santos) e “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”.

É membro da Associação Portuguesa de Ciência Política (coordenador da Secção de Governação e Política Local), da Political Studies Association (UK), da American Political Science Association, e – actualmente – integra o Governing Board da European Urban Research Association, o Steering Committee of the Local Government and Politics Standing Group do European Consortium for Political Research, e o Board do Research Committee on Comparative Studies on Local Government and Politics da International Political Science Association.

Universidade de Aveiro . Associação Académica da Universidade de Aveiro

Close Menu